São mais de duas horas que narram a história de três amigas que moram em Chicago e formam um grupo musical, as 'Dreamettes'. Acompanhadas por um compositor, viajam a Nova York para competir em um show de talentos. Apesar de não terem sucesso nessa ocasião, são apresentadas a um empresário que quer transformá-las em estrelas.
A história acontece em Detroit por volta dos anos 60. Curtis Taylor Jr. estrelado por Jamie Foxx, um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones - interpretada pela consagrada cantora do Pop Music Beyoncé Knowles, Lorrell Robinson com o papel à Anika Noni Rose e Effie White interpretada pela talentosa Jennifer Hudson. Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James "Thunder" Early interpretado por Eddie Murphy, o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça voo solo, mudando de nome para The Dreams. Porém Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie.
O filme ambientado no final dos anos 60 e início dos anos 70, há uma forte presença de um elenco afro-americano que mostra a evolução de um gênero musical: o R&B até então pouco conhecido, ficando para trás dos hits da época como o doo wop, funk, soul e disco music.
Dreamgirls contou com a participação de um gigantesco e brilhante elenco com a diva do pop Beyoncé Knowles, o requisato astro de Hollywood Jamie Foxx e ainda estrela como Eddie Murphy, Danny Glover, Jennifer Hudson, Keith Robinson, Hinton Battle, Sharon Leal e Anika Noni Rose.
O longa, lançado em 2007, teve um excelente retorno das bilheterias. Custou cerca de 70 milhões de dólares para ser produzido lucrando cerca de 150 milhões de dólares em todo o mundo. Só no Estados Unidos na primeira semana, entre o Natal e o Ano Novo conseguiu um resultado de 18 milhões, se tornando sucesso absoluto nas salas de cinema.
Além de sucesso de público, a produção obteve grande prestigio por parte dos críticos e ainda recebeu diversos prêmios e indicações. A atriz Jennifer Hudson pode levar para casa uma estatueta do Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante. Só de indicações ao Oscar, o longa-metragem recebeu oito como nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante a Eddie Murphy, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Mixagem de Som ao qual ganhou, Melhor Canção Original Listen, Love You I Do e Patience.
A super produção ganhou ainda três Globos de Ouro como Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Ator Coadjuvante a Eddie Murphy, Melhor Atriz Coadjuvante a Jennifer Hudson e indicações como Melhor Atriz Comédia/Musical a Beyoncé Knowles e Melhor Canção Original a Listen.
Além de todos esses prestigios, o filme pode ser reconhecido por diversas outras premiações, recebendo ganhos e indicações como dois MTV Movie Awards e no Festival de Palm Spring recebeu dois BAFTAs, oito NAACP Image Awards, um National Board of Review, onze Sattllite Awards e três Screen Actors Guild Awards.