sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dreamgirls - Em Busca de um Sonho


Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (Dreamgirls) é um musical que mistura um espetáculo de imagens junto a uma trama meiga e tocante, que para ganhar maior simpatia do público recorreu ao carisma dos atores. O filme foi baseado num musical da Broadway dos anos 80 dirigido por Michael Bennett. A direção e o roteiro do longa ficaram por conta de Bill Condon baseado, também, no livro de Tom Eyen.

São mais de duas horas que narram a história de três amigas que moram em Chicago e formam um grupo musical, as 'Dreamettes'. Acompanhadas por um compositor, viajam a Nova York para competir em um show de talentos. Apesar de não terem sucesso nessa ocasião, são apresentadas a um empresário que quer transformá-las em estrelas.

A história acontece em Detroit por volta dos anos 60. Curtis Taylor Jr. estrelado por Jamie Foxx, um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo “The Dreamettes”, formado pelas cantoras Deena Jones - interpretada pela consagrada cantora do Pop Music Beyoncé Knowles, Lorrell Robinson com o papel à Anika Noni Rose e Effie White interpretada pela talentosa Jennifer Hudson. Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James "Thunder" Early interpretado por Eddie Murphy, o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça voo solo, mudando de nome para “The Dreams”. Porém Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie.

O filme ambientado no final dos anos 60 e início dos anos 70, há uma forte presença de um elenco afro-americano que mostra a evolução de um gênero musical: o R&B – até então pouco conhecido, ficando para trás dos hits da época como o doo wop, funk, soul e disco music.

Dreamgirls contou com a participação de um gigantesco e brilhante elenco com a diva do pop Beyoncé Knowles, o requisato astro de Hollywood Jamie Foxx e ainda estrela como Eddie Murphy, Danny Glover, Jennifer Hudson, Keith Robinson, Hinton Battle, Sharon Leal e Anika Noni Rose.

O longa, lançado em 2007, teve um excelente retorno das bilheterias. Custou cerca de 70 milhões de dólares para ser produzido lucrando cerca de 150 milhões de dólares em todo o mundo. Só no Estados Unidos na primeira semana, entre o Natal e o Ano Novo conseguiu um resultado de 18 milhões, se tornando sucesso absoluto nas salas de cinema.

Além de sucesso de público, a produção obteve grande prestigio por parte dos críticos e ainda recebeu diversos prêmios e indicações. A atriz Jennifer Hudson pode levar para casa uma estatueta do Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante. Só de indicações ao Oscar, o longa-metragem recebeu oito como nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante a Eddie Murphy, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, Melhor Mixagem de Som – ao qual ganhou, Melhor Canção Original “Listen”, “Love You I Do” e “Patience”.

A super produção ganhou ainda três Globos de Ouro como Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Ator Coadjuvante a Eddie Murphy, Melhor Atriz Coadjuvante a Jennifer Hudson e indicações como Melhor Atriz – Comédia/Musical a Beyoncé Knowles e Melhor Canção Original a “Listen”.

Além de todos esses prestigios, o filme pode ser reconhecido por diversas outras premiações, recebendo ganhos e indicações como dois MTV Movie Awards e no Festival de Palm Spring recebeu dois BAFTAs, oito NAACP Image Awards, um National Board of Review, onze Sattllite Awards e três Screen Actors Guild Awards.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

NINE


Um dos últimos musicais lançados na telona foi o filme Nine. São duas horas que misturam paixão, fantasia, desejo, amor, arte, estilo, desilusões e sonhos. O roteiro escrito por Michael Tolkin e Anthony Minghella é baseado no musical que leva o mesmo nome do da Broadway, premiado com o Tony, cujo a origem é do livro de Arthur L. Kopit de 1982, com músicas e letras de Maury Yeston e adaptado do filme italianopor Mario Fratti.


O filme com o slogan "Seja italiano. Viva hoje como se fosse o último dia da sua vida." ("Be Italian", NINE) mostra que a vida sempre foi um grande circo para o cineasta de renome internacional da década de 60, Guido Contini interpretado por Daniel Day-Lewis, até que ele se torna a sua própria vítima neste provocante e vibrante musical recheado de drama.


Renomado pela genialidade do seu talento como realizador e desejado por muitas mulheres, Guido está começando a produção do seu aguardado nono longa-metragem, posto à bela Itália, quando, de uma hora para outra, ele perde o chão e vê a sua capacidade criativa e a sua fervilhante vida amorosa escaparem ao seu control e cercado por um elenco de mulheres surpreendentes — sua amante sensual, Carla interpretada pela belíssima Penélope Cruz, a esposa dedicada, Luisa por Marion Cotillard, sua musa, Cláudia pelo papel à Nicole Kidman, sua figurinista e confidente, Lilli, uma repórter sedutora e esfuziante da Vogue, uma prostituta esclarecedora da sua juventude e sua querida mãe. Guido busca inspiração e uma possível salvação em meio à queda livre.


Nesse processo, o estúdio 5, da Cinecittà, em Roma, se ilumina com os desejos, os devaneios e as lembranças mais marcantes de Guido — que se transformam em fantasias musicais dinâmicas e grandiosas — à medida que Nine vai se aproximando do momento em que Guido terá de superar os seus bloqueios e gritar, "Ação!".


O musical conta com a presença de um marcante elenco, entre eles como protagonista está o bilhante ator Daniel Day-Lewis, a sedutora Penélope Cruz, as grandes estrelas de Hollywood Marion Cotillard e Nicole Kidman, além da consagrada cantora Fergie do grupo The Black Eyed Peas. Marcam o filme também Judi Dench, Ricky Tognazzi, Sophia Loren, Giuseppe Cederna, Elio Germano, Roberto Nobile, Andrea Di Stefano, Valerio Mastandrea, Vincent Riotta, Martina Stella, Sandro Dori, Giuseppe Spitaleri e Remo Remotti.


Além das variadas críticas negativas dos especialistas em cinema, por parte do público, Nine foi bem recebido. O longa-metragem não levou nenhuma estatueta para casa mas recebeu vastas indicações como nos Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante à Penélope Cruz, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original para "Take It All". Recebeu indicações também ao Globo de Ouro como Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Ator a Daniel Day-Lewis, Melhor Atriz à Marion Cotillard, Melhor Atriz Coadjuvante à Penélope Cruz e Melhor Canção Original - "Cinema Italiano". Além de uma indicação ao BAFTA na categoria melhor Maquiagem.