sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cameron Crowe


Cameron Crown, poderia-se dizer que é um cineasta pouco conhecido, se não fosse pelos seus poucos, mas, reconhecidos filmes já produzidos. Filmes aliás que obtiveram idicações e vitórias. Como por exemplo o que mais rendeu-lhe prestígio foi o filme Quase Famosos (Almost Famous), uma autobiografia. Cameron tem um reconhecimento maior pelos seus roteiros. Em 1996 obteve, por exemplo, duas indicações ao Oscar pelo filme Jerry Maquire. Reconhecimento, aliás, por, além de dirigir, é ele quem produz o próprio roteiro.

Nascido em Palm Springs e criado em San Diego, Crowe iniciou sua carreira no jornalismo aos 15 anos de idade, escrevendo artigos para publicações como Creem, Rolling Stone, Playboy e The Los Angeles Times. Quando tinha ainda 16 anos entrou para a equipe de redatores da revista Rolling Stone, assumindo o cargo de editor assistente e, posteriormente, editor associado. Durante o tempo em que trabalhou como colaborador da revista escreveu matérias sobre a vida e a obra das maiores personalidades do mundo da música, nomes como David Bowie, Bob Dylan, Neil Young, Eric Clapton, Led Zepellin, Joni Mitchell e Crosby, Stills, Nashand Young, para citar apenas alguns.

Em 1979, Crowe, então com 22 anos, voltou para a escola secundária para pesquisar o material para um livro, o que resultou no best-seller Picardias Estudantis. Mesmo antes de sua publicação o autor já havia sido sondado para adaptar sua obra para o cinema, que marcou sua estréia como roteirista. Dirigido por Amy Heckerling, o filme fez um enorme sucesso, lançou as carreiras de astros como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forrest Whitaker, Nicolas Cage e Eric Stoltz. Por este trabalho, Crowe recebeu uma indicação para o prêmio da associação de roteiristas Writer's Guild de melhor roteiro adaptado para comédia.

Em 1989, Crowe fez sua estréia na direção de longa-metragem com Say Anything..., estrelado por John Cusack e Ione Skye, também escrita pelo diretor. Posteriormente ele escreveu e dirigiu a comédia romântica de grande sucesso Vida de Solteiro (1992), estrelada por Matt Dillon, Bridget Fonda e Kyra Sedgwick.

Mais recentemente Crowe escreveu, dirigiu e produziu o fenômeno de popularidade e grande sucesso "Jerry Maguire - A Grande Virada" (1996), estrelado por Tom Cruise no papel-título de um empresário de esportes cuja filosofia de trabalho irá dar novos rumos à sua vida. Por este filme Crowe recebeu indicações para o Oscar de melhor filme e melhor roteiro original, além de uma segunda indicação para o prêmio do Writer's Guild. O filme recebeu um total de 5 indicações ao Oscar, incluindo a indicação de Tom Cruise ao prêmio de melhor ator, com a premiação de uma estatueta de melhor ator coadjuvante para Cuba Gooding Jr.

Após "Jerry Maguire - A Grande Virada", Crowe passou um ano e meio pesquisando e escrevendo o livro "Conversations With Wilder", uma série de entrevistas conduzidas com o lendário cineasta Billy Wilder, publicado pela editora Knopf. Em 2000 filma sua auto-biografia, "Quase Famosos", contando seu início de carreira na revista Rolling Stone e tendo recebido o Oscar de melhor roteiro original.

Cameron fez uma pausa na produção dos seus filmes em 2005, quando produziu pela última vez o filme Tudo Acontece em Elizabethtown (Elizabethtown).
Crowe quer dirigir a biografia de Marvin Gaye, um projeto que já se estende há mais de três anos.

Ele já fechou com a Sony e o produtor Scott Rudin, além de ter garantido os direitos das músicas e a total cooperação do dono da gravadora Motown, Berry Gordy. O problema agora seria apenas chegar a um acordo sobre o orçamento, considerado alto pelo estúdio.
Se tudo der certo, Cameron promete nos surpreender mais uma vez em mais um dos seus grandes filmes em um roteiro pra lá de original.

2 comentários: