
Tudo sem nexo. "Tudo sem pé nem cabeça". Talvez seja essa a maior definição para o Dadaísmo. O Dadaísmo foi um movimento que surgiu em 1916, na cidade Suiça de Zurique, na Europa, que possuia como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicional.
Esta, que foi um vanguarda moderna, concretizou-se por iniciativa de um grupo de artistas que, descrentes de uma sociedade que consideravam responsável pelos estragos da Primeira Guerra Mundial, decidiram romper deliberadamente com todos os valores e princípios estabelecidos por ela anteriormente, inclusive os artísticos. A própria palavra 'dadá' não tem um significado correlato senão a própria falta de significado, sendo um exemplo da essência desse movimento iconoclasta.
Para sintetizar bem o Dadaísmo, características bem marcantes são notadas neste movimento, como por exemplo, crítica ao capitalismo e ao consumismo, irreverência artística, combate às formas de arte institucionalizadas, os objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico, forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo,ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica, ceticismo absoluto e improvisação, enfatização do ilógico e do absurdo e entre outros.
A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas quem sabe as formas mais notaveis da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made - uma técnica adotada por Marcel Duchamp, que consistia em transforma objetos industrializados em arte. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
Os mentores mais conhecidos pelo movimento dadaista foram o escritor francês Tristan Tzara, o escritor alemão Hugo Ball e o pintor e poeta elamão Hans Arp. Mas o movimento contou ainda com diversos outros artistas como Marcel Duchamp, Julius Evola, Francis Picabia, Max Ernst, Man Ray, George Grosz, Kurt Schwitters, Hans Richter, entre vários outros.
No cinema e na fotografia, os dadaístas foram sem dúvida os primeiros a incorporar à sua expressão plástica. E fizeram isso de uma maneira totalmente experimental e guiados por uma espontaneidade própria. O resultado desse novo materialismo foi um cinema completamente abstrato e absurdo, por exemplo, o de diretores como Hans Richter e a fotografia experimental de Man Ray e seus seguidores.
Foi exatamente Man Ray o inventor da conhecida técnica do raiograma, que consistia em tirar a fotografia sem a câmara fotográfica, ou seja, colocando o objeto perto de um filme altamente sensível e diante de uma fonte de luz. Apesar de seu caráter totalmente experimental, as obras assim concebidas conseguiram se manter no topo da modernidade tempo suficiente para passar a fazer parte dos marcos da história da fotografia e do cinema artísticos.






Esta, que foi um vanguarda moderna, concretizou-se por iniciativa de um grupo de artistas que, descrentes de uma sociedade que consideravam responsável pelos estragos da Primeira Guerra Mundial, decidiram romper deliberadamente com todos os valores e princípios estabelecidos por ela anteriormente, inclusive os artísticos. A própria palavra 'dadá' não tem um significado correlato senão a própria falta de significado, sendo um exemplo da essência desse movimento iconoclasta.
Para sintetizar bem o Dadaísmo, características bem marcantes são notadas neste movimento, como por exemplo, crítica ao capitalismo e ao consumismo, irreverência artística, combate às formas de arte institucionalizadas, os objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico, forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo,ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica, ceticismo absoluto e improvisação, enfatização do ilógico e do absurdo e entre outros.
A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas quem sabe as formas mais notaveis da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made - uma técnica adotada por Marcel Duchamp, que consistia em transforma objetos industrializados em arte. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.
Os mentores mais conhecidos pelo movimento dadaista foram o escritor francês Tristan Tzara, o escritor alemão Hugo Ball e o pintor e poeta elamão Hans Arp. Mas o movimento contou ainda com diversos outros artistas como Marcel Duchamp, Julius Evola, Francis Picabia, Max Ernst, Man Ray, George Grosz, Kurt Schwitters, Hans Richter, entre vários outros.
No cinema e na fotografia, os dadaístas foram sem dúvida os primeiros a incorporar à sua expressão plástica. E fizeram isso de uma maneira totalmente experimental e guiados por uma espontaneidade própria. O resultado desse novo materialismo foi um cinema completamente abstrato e absurdo, por exemplo, o de diretores como Hans Richter e a fotografia experimental de Man Ray e seus seguidores.
Foi exatamente Man Ray o inventor da conhecida técnica do raiograma, que consistia em tirar a fotografia sem a câmara fotográfica, ou seja, colocando o objeto perto de um filme altamente sensível e diante de uma fonte de luz. Apesar de seu caráter totalmente experimental, as obras assim concebidas conseguiram se manter no topo da modernidade tempo suficiente para passar a fazer parte dos marcos da história da fotografia e do cinema artísticos.





ótimo título!
ResponderExcluira pesquisa tb, claro...
Acho esse estilo de arte é um acoisa meio diferente mas interesante!
ResponderExcluiramei a definição de "dadaismo"...
ResponderExcluirTudo sem nexo. "Tudo sem pé nem cabeça"...
1 abraço
da
maria eliza sievers
studiodartejardins
muito dez estou estudando sobre o assunto e é maravilhoso
ResponderExcluirme ajudou bastante no trabalho da escola, parabéns ;)
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