sexta-feira, 19 de março de 2010

David Wark Griffith


David Wark Griffith, nascido em 1875 foi um grande realizador do cinema norte-americano, um dos maiores diretores do início da produção de longas, introdutor de inovações profundas na forma de fazer cinema, considerado o criador da linguagem cinematográfica.

Com seis longas dirigidos por ele o maior e mais conhecido foi O Nascimento de uma Nação. O filme narra a história de dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as conseqüências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra da Secessão, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.

A produção lançada em 1915 conta com mais de três horas e com a participação de um grande elenco, entre eles o maior ator escocês Donald Crisp que possui uma atuação em mais de 200 filmes e pequenas produções. O Nascimento de uma Nação foi o primeiro filme a ser exibido na Casa Branca, para o na época Presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson. Com orçamento em cerca de 110 mil doláres o longa conseguiu apenas cobrir os gastos já que em muitas cidades dos Estados Unidos o filme foi banido devido ao conteúdo racista.

David Wark Griffith foi, também, um inovador. Introduziu no cinema o travelling e o plano detalhe que rendeu uma nova forma de assistir aos filmes e criar maior perspectiva de ação. Ele foi particularmente influente ao popularizar a montagem paralela e o uso da montagem para alternar diferentes eventos que ocorrem simultaneamente para construir o suspense. Griffith falecido em 1948, além de ser considerado por muitos como um visionário do cinema ficou conhecido, também, pelas polêmicas em que se envolveu, principalmente a nível político.

Um comentário:

  1. ok, vcs apontaram os principais pontos q o fizeram relevante para o cinema.

    ResponderExcluir