Um dos últimos musicais lançados na telona foi o filme Nine. São duas horas que misturam paixão, fantasia, desejo, amor, arte, estilo, desilusões e sonhos. O roteiro escrito por Michael Tolkin e Anthony Minghella é baseado no musical que leva o mesmo nome do da Broadway, premiado com o Tony, cujo a origem é do livro de Arthur L. Kopit de 1982, com músicas e letras de Maury Yeston e adaptado do filme italiano 8½ por Mario Fratti.
O filme com o slogan "Seja italiano. Viva hoje como se fosse o último dia da sua vida." ("Be Italian", NINE) mostra que a vida sempre foi um grande circo para o cineasta de renome internacional da década de 60, Guido Contini interpretado por Daniel Day-Lewis, até que ele se torna a sua própria vítima neste provocante e vibrante musical recheado de drama.
Renomado pela genialidade do seu talento como realizador e desejado por muitas mulheres, Guido está começando a produção do seu aguardado nono longa-metragem, posto à bela Itália, quando, de uma hora para outra, ele perde o chão e vê a sua capacidade criativa e a sua fervilhante vida amorosa escaparem ao seu control e cercado por um elenco de mulheres surpreendentes — sua amante sensual, Carla interpretada pela belíssima Penélope Cruz, a esposa dedicada, Luisa por Marion Cotillard, sua musa, Cláudia pelo papel à Nicole Kidman, sua figurinista e confidente, Lilli, uma repórter sedutora e esfuziante da Vogue, uma prostituta esclarecedora da sua juventude e sua querida mãe. Guido busca inspiração e uma possível salvação em meio à queda livre.
Nesse processo, o estúdio 5, da Cinecittà, em Roma, se ilumina com os desejos, os devaneios e as lembranças mais marcantes de Guido — que se transformam em fantasias musicais dinâmicas e grandiosas — à medida que Nine vai se aproximando do momento em que Guido terá de superar os seus bloqueios e gritar, "Ação!".
O musical conta com a presença de um marcante elenco, entre eles como protagonista está o bilhante ator Daniel Day-Lewis, a sedutora Penélope Cruz, as grandes estrelas de Hollywood Marion Cotillard e Nicole Kidman, além da consagrada cantora Fergie do grupo The Black Eyed Peas. Marcam o filme também Judi Dench, Ricky Tognazzi, Sophia Loren, Giuseppe Cederna, Elio Germano, Roberto Nobile, Andrea Di Stefano, Valerio Mastandrea, Vincent Riotta, Martina Stella, Sandro Dori, Giuseppe Spitaleri e Remo Remotti.
Além das variadas críticas negativas dos especialistas em cinema, por parte do público, Nine foi bem recebido. O longa-metragem não levou nenhuma estatueta para casa mas recebeu vastas indicações como nos Oscars de Melhor Atriz Coadjuvante à Penélope Cruz, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Canção Original para "Take It All". Recebeu indicações também ao Globo de Ouro como Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Ator a Daniel Day-Lewis, Melhor Atriz à Marion Cotillard, Melhor Atriz Coadjuvante à Penélope Cruz e Melhor Canção Original - "Cinema Italiano". Além de uma indicação ao BAFTA na categoria melhor Maquiagem.