sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sequências (Quase Famosos)


Que o filme Quase Famosos (Almost Famous) de Cameron Crowe foi, sem dúvidas, um grande sucesso vale destacar algumas sequências do longa, como por exemplo a cena da pane no jatinho particular é importante, pois além de servir como lição para que, no final do filme, a banda só viaje de ônibus, também acontece uma discussão entre Russell e William, pela Penny Lane. Além disso, no meio do tumulto, pensando que morrerão, eles confessam segredos e intrigas passadas. A sequencia tem, em média, cinco minutos do momento que a aeronave começa a balançar até a hora que um dos integrantes da banda grita: eu sou gay! Dando uma pausa comédia.


Após Russell discutir com os outros integrantes da banda, vai com William a uma festa de jovens da cidade em que estão. Na festa, toma LSD com bebida alcoólica e sobe em cima da casa gritando que e o “um deus dourado”, Willian tenta impedir que o vocalista da banda fique se expondo de tal forma, mas Russell insiste, ainda mais quando percebe a agitação dos jovens que o estão assistindo. William pede para Russell descer da casa, mas Russell pula do telhado direto para a piscina. A sequencia dura em media 2 minutos e tem desde frases marcantes, quando imagens, que descrevem bem o Rock nos anos 70.


Uma das últimas cenas do longa metragem é quando Russell vai até a casa de William se desculpar e lá, concede a primeira entrevista gravada para o jovem jornalista. A sequencia tem, em média, seis minutos - do momento em que o vocalista desce do táxi na casa de William até o final da entrevista. É aí que um dos principais conflitos do filme, a rivalidade entre os dois, é resolvida, dando destaque ao trecho.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Quase Famosos


Apaixonado pelo rock, em 2000, Crowe escreveu e dirigiu Quase Famosos (Almost Famous), sobre as experiências de um jovem jornalista da música que vai para a estrada com uma banda emergente no início dos anos 1970.

O filme é baseado na biografia de Cameron Crowe. Para representá-lo, ele escala Patrick Fugit que estrelou como William Miller, o escritor adolescente que se encontra imerso no mundo do Rock and Roll. Kate Hudson é Penny Lane, uma famosa groupie desse meio. Penny é baseada em uma garota que lidera um grupo feminino, fãs do estilo Rock, conhecido como a Liga do Vôo das Garotas.

No longa, o cineasta mostrou detalhes da sua vida real contada na ficção como, por exemplo, a sua irmã que sai de casa para fugir do protecionismo da mãe e deixa sua coleção de discos para ele, fazendo com que todas as suas atenções sejam para a música.

Indo em suas memórias mais pessoais, Crowe usou três de suas bandas preferidas (Led Zeppelin, The Allman Brothers Band e Lynyrd Skynyrd) para chegar a Stillwater (banda do filme), que acolheu o jovem jornalista. Em destaque, o jovem desconfia das intenções e atitudes dos roqueiros dos anos 70, a quem entrevista.

William acaba se apaixonando por Penny Lane, uma das fãs e namorada do líder da banda. Apesar das dificuldades e de ser considerado "o inimigo", esta viagem mostra o valor das amizades e da família, como uma verdadeira lição de vida.

Apesar de toda a premiação concedida ao filme, Quase Famosos não se destacou nas bilheterias. Não obteve o sucesso esperado. Mesmo acolhendo ao elenco um corpo de grandes artistas como Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson, Anna Paquin e Philip Seymour Hoffman.

Como Crowe mostrou, Quase Famosos é uma autobiografia, ele quis levar ao público o que se passou em sua própria vida, os obstáculos e os sentimentos que teve. Quis passar uma mensagem de dar valor as amizades e a união familiar. O filme te prende do começo ao fim. São duas horas que fazem de quem o assiste um participante da história, poderia-se dizer um personagem desta ‘ficção-real’

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tudo Acontece em Elizabethtown


Tudo Acontece em Elizabethtown (Elizabethtown) foi um dos últimos filmes produzidos e dirigidos por Cameron Crowe. O longa é protagonizado pelo ator Orlando Bloom e pela atriz Kirsten Dunst e recebe ainda grandes participações como Alec Baldwin, Jessica Biel e a consagrada atriz Susan Sarandon.

O roteiro, como de costume, foi criado pelo próprio Crowe e apresenta a história de um jovem com tendências suicidas que volta para sua cidade natal para o funeral do pai. No meio do caminho, ele se apaixona por uma aeromoça e passa a ter um novo propósito na vida.

Após provocar um prejuízo de 972 milhões de dólares para a Mercury, a maior empresa de esportes dos Estados Unidos, ao elaborar um tênis que foi um fiasco, Drew Baylor - interpretado por Orlando Bloom - é demitido pelo magnata Phil DeVoss . Ellen Kishmore, sua namorada, acaba com Drew. Ele decide cometer suicídio e estava para executá-lo, quando o celular toca. Drew atende e sabe através da sua irmã, Heather, que o pai deles, Mitchell, morrera de infarto em Elizabethtown, Kentucky, cidade-natal de Drew. Heather diz que ela e a mãe deles, Hollie que precisam do apoio dele e, além disto, teria de ir até Elizabethtown para ajudar a organizar o funeral. No vôo ele conhece Claire Colburn - interpretada pela atriz Kirsten Dunst- uma aeromoça que lhe dá alguma esperança no futuro. Porém este futuro pode ser incerto, pois as pessoas que crêem nele são os moradores de sua cidade, que o julgam um vencedor. Mas logo será publicado que Drew cometeu um dos maiores fiascos comerciais do país.

A comédia romântica de Cameron foi filmada em 2004 e chegou às salas de cinema em 2005 e custou cerca de 57 milhões de dólares aos cofres da produtora.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cameron Crowe


Cameron Crown, poderia-se dizer que é um cineasta pouco conhecido, se não fosse pelos seus poucos, mas, reconhecidos filmes já produzidos. Filmes aliás que obtiveram idicações e vitórias. Como por exemplo o que mais rendeu-lhe prestígio foi o filme Quase Famosos (Almost Famous), uma autobiografia. Cameron tem um reconhecimento maior pelos seus roteiros. Em 1996 obteve, por exemplo, duas indicações ao Oscar pelo filme Jerry Maquire. Reconhecimento, aliás, por, além de dirigir, é ele quem produz o próprio roteiro.

Nascido em Palm Springs e criado em San Diego, Crowe iniciou sua carreira no jornalismo aos 15 anos de idade, escrevendo artigos para publicações como Creem, Rolling Stone, Playboy e The Los Angeles Times. Quando tinha ainda 16 anos entrou para a equipe de redatores da revista Rolling Stone, assumindo o cargo de editor assistente e, posteriormente, editor associado. Durante o tempo em que trabalhou como colaborador da revista escreveu matérias sobre a vida e a obra das maiores personalidades do mundo da música, nomes como David Bowie, Bob Dylan, Neil Young, Eric Clapton, Led Zepellin, Joni Mitchell e Crosby, Stills, Nashand Young, para citar apenas alguns.

Em 1979, Crowe, então com 22 anos, voltou para a escola secundária para pesquisar o material para um livro, o que resultou no best-seller Picardias Estudantis. Mesmo antes de sua publicação o autor já havia sido sondado para adaptar sua obra para o cinema, que marcou sua estréia como roteirista. Dirigido por Amy Heckerling, o filme fez um enorme sucesso, lançou as carreiras de astros como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forrest Whitaker, Nicolas Cage e Eric Stoltz. Por este trabalho, Crowe recebeu uma indicação para o prêmio da associação de roteiristas Writer's Guild de melhor roteiro adaptado para comédia.

Em 1989, Crowe fez sua estréia na direção de longa-metragem com Say Anything..., estrelado por John Cusack e Ione Skye, também escrita pelo diretor. Posteriormente ele escreveu e dirigiu a comédia romântica de grande sucesso Vida de Solteiro (1992), estrelada por Matt Dillon, Bridget Fonda e Kyra Sedgwick.

Mais recentemente Crowe escreveu, dirigiu e produziu o fenômeno de popularidade e grande sucesso "Jerry Maguire - A Grande Virada" (1996), estrelado por Tom Cruise no papel-título de um empresário de esportes cuja filosofia de trabalho irá dar novos rumos à sua vida. Por este filme Crowe recebeu indicações para o Oscar de melhor filme e melhor roteiro original, além de uma segunda indicação para o prêmio do Writer's Guild. O filme recebeu um total de 5 indicações ao Oscar, incluindo a indicação de Tom Cruise ao prêmio de melhor ator, com a premiação de uma estatueta de melhor ator coadjuvante para Cuba Gooding Jr.

Após "Jerry Maguire - A Grande Virada", Crowe passou um ano e meio pesquisando e escrevendo o livro "Conversations With Wilder", uma série de entrevistas conduzidas com o lendário cineasta Billy Wilder, publicado pela editora Knopf. Em 2000 filma sua auto-biografia, "Quase Famosos", contando seu início de carreira na revista Rolling Stone e tendo recebido o Oscar de melhor roteiro original.

Cameron fez uma pausa na produção dos seus filmes em 2005, quando produziu pela última vez o filme Tudo Acontece em Elizabethtown (Elizabethtown).
Crowe quer dirigir a biografia de Marvin Gaye, um projeto que já se estende há mais de três anos.

Ele já fechou com a Sony e o produtor Scott Rudin, além de ter garantido os direitos das músicas e a total cooperação do dono da gravadora Motown, Berry Gordy. O problema agora seria apenas chegar a um acordo sobre o orçamento, considerado alto pelo estúdio.
Se tudo der certo, Cameron promete nos surpreender mais uma vez em mais um dos seus grandes filmes em um roteiro pra lá de original.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Edward - Mãos de Tesoura


Quem nunca assistiu ou pelo menos ouvir falar de um personagem da década de 90 que apresentava uma característica um tanto fora do normal? Um personagem que não tinha dedos nas mãos e sim lâminas de tesoura? Pois é. Esta inusitada figura pertence a um dos mais mais conhecidos filmes de Tim Burton, Edward - Mãos de Tesoura (Edward - Scissorhands).

O longa foi sucesso absoluto nas bilheterias. Com a ilustre participação de Johnny Depp no papel principal, Winona Ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin e o já falecido Vicent Price, o filme consquistou o público de todo o mundo.

O filme conta a história de Edward, um jovem que foi criado por um inventor maluco, e que como peculiaridade possuiu tesouras no lugar das mãos. Antes de morrer, o criador de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Porém, antes que pudesse coloca-las em Edward, ele vem a falecer. Após o falecimento de seu inventor, Edward fica sozinho onde eles viviam, uma mansão enorme e bastante envelhecida. Um certo dia, uma vendedora de cosméticos bate à porta de Edward e encontra-o lá, completamente só. Ela então resolve levá-lo para casa, onde Edward tem muita dificuldade em conviver, devido principalmente ao preconceito demonstrado pela vizinhança. Mas aos poucos e poucos vai-se tornado popular devido aos talentos que tem. No entanto, há pessoas determinadas a afugenta-lo de novo para a sua mansão.

Essa produção de Tim Burton custou ao esquivalente a 20 milhões de dólares e teve uma indicação ao Oscar para Melhor Maquiagem e uma indicação ao Globo de Ouro a melhor ator para Johnny Depp.

Boatos na rede que Tim Burton pensa em produzir mais um Filme: Edward - Mãos de Tesoura 2 - A Volta de Edward.