sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vanilla Sky


Vanilla Sky, produzido por Cameron Crowe, foi uma refilmagem do filme espanhol Preso na Escuridão (Abre Los Ojos) de 1997, escrito e dirigido por Alejandro Amenábar e Mateo Gil.

O filme de Crowe foi alvo de várias críticas por confundir os assistintes entre o que pode ser entendido como realidade e o que pode ser entendido como um sonho. O filme começa bem , um pouco de drama , de romance e tensão , depois de uma certa hora , parece que ele vai ficando de repente muito complexo e para conseguir distinguir o conceito de realidade e sonho fica cada vez mais difícil ao longo da história.

Crowe apresenta o longa da seguinte forma: em Nova York são narrados em flashback fatos angustiantes da vida de David Aames interpretado por Tom Cruise, um jovem empresário que é dono de um império editorial. David tem sua vida modificada quando conhece Sofia Serrano no papel de Penélope Cruz, uma bela jovem por quem se apaixona. Tal relacionamento desperta ciúmes em Julie Gianni interpretada por Cameron Diaz, uma "amizade colorida" de Davis, que quer muito mais que mero envolvimento sexual com ele. Um dia, após sair da casa de Sofia, David encontra Julie, que usando o pretexto de querer conversar com ele o convence a entrar no carro dela. Em um ímpeto de loucura, e cega por se sentir preterida, ela lança o carro por cima de um viaduto. Ela não resiste ao impacto e morre. David sobrevive, mas fica com o rosto bem desfigurado e entra em coma, ficando neste estado por três semanas. Ao se ver David fica traumatizado e oferece qualquer quantia para reconstruírem seu rosto. Repentinamente realidade e fantasia se confundem de forma assustadora.

Vanilla Sky, lançado em 2001, tem mais de duas horas e meia recheado de drama. Contou com a participação de Tom Cruise no papel principal, Cameron Diaz, Penélope Cruz, Timothy Spall, Jason Lee , Kurt Russell, Tilda Swinton e uma pequena participação de Steven Spielberg no início do filme.

Com um orçamento de 75 milhões de dólares, já no primeiro fim de semana em cartaz, Vanilla Sky alcançou a marca de 25 milhões de dólares, levando às salas de cinema três quartos do público acima de 25 anos e a maioria do sexo feminino. O longa não levou para casa nenhum Oscar, mas conseguiu uma indicação na categoria Melhor Canção Original à qual dá nome ao filme e duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante à Cameron Diaz e Melhor Canção Orginal - "Vanilla Sky".

Nenhum comentário:

Postar um comentário