sexta-feira, 7 de maio de 2010

Jerry Maguire - A Grande Virada


Jerry Maguire - A Grande Virada (Jerry Maguire), foi um dos filmes mais trabalhosos de Cameron Crowe. Foram mais de 5 anos para ser desenvolvido e mais de vinte versões de roteiro e intermináveis desencorajamentos que Crowe não conseguiria terminar de produzir.

Jerry Maguire - interpretado por Tom Cruise - é um agente esportivo bem-sucedido no ramo, mas numa noite escreve uma declaração de 25 páginas que sugere que os agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano para com eles. Este fato provoca sua demissão em um curto espaço de tempo e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes, sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu único cliente, um temperamental jogador negro de futebol americano - no papel de Cuba Gooding Jr. Através desta relação, o filme discute aspectos como amizade, solidariedade e capacidade de mudar.

O filme também mostra como o esporte foi se transformando em 'apenas' uma forma de ascensão monetária e social. Há um trecho crucial do filme Jerry Maguire pergunta ao seu único cliente se quando ele começou a jogar, aindo criança, jogava pelo dinheiro. Ou seja, falta o 'jogar por prazer, por amor'. E foi só aí que Rod Tidwell, seu cliente, joga com paixão e consegue marcar um touchdown.

O longa conta com a participação de um grande elenco, entre eles o protagonista Tom Cruise e também com Cuba Gooding Jr., Renée Zellweger, Kelly Preston, Jerry O'Connell, Bonnie Hunt, Regina King, Jonathan Lipnicki , Eric Stoltz e Lucy Liu.

Com um corpo de elenco bem formado, Crowe conseguiu arrecadar um Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante para Cuba Gooding Jr. E foi indicado nas categorias de melhor ator a Tom Cruise, melhor filme, melhor montagem e melhor roteiro original. E para completar Jerry Maguire levou para casa o Globo de Ouro na categoria de melhor ator em cinema - comédia/musical a Tom Cruise e teve Indicação nas categorias de melhor filme - comédia/musical e melhor ator coadjuvante em cinema a Cuba Gooding Jr.

Além dos prêmios, o filme conseguiu arrecadar 100 milhões de dólares e foi sucesso absoluto nas bilheterias em 1996, ano que foi lançado. E foi considerado por críticos um dos melhores filmes de comédia dos anos 90.

Um comentário: